EXCON TáPIO 2023

FAB inicia Exercício Conjunto Tápio 2023

Treinamento é realizado até o fim de agosto, convergindo esforços para o incremento a capacidade das Forças Armadas Brasileiras
Publicada em: 15/08/2023 11:10
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Edição: Agencia Força Aérea

O céu sobre Campo Grande (MS) estará mais agitado pelos próximos dias.  Com uma combinação de destreza operacional e coordenação entre diversas unidades militares, a Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou as atividades do Exercício Conjunto (EXCON) Tápio 2023, nesta segunda-feira (14), na Base Aérea de Campo Grande (BACG).

Em sua sexta edição, o EXCON Tápio 2023 é o maior treinamento de guerra irregular da América Latina e as atividades buscam treinar os militares envolvidos para situações comuns a conflitos irregulares. Por isso, há a participação de representantes da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da FAB, além de participantes da Guarda Aérea Nacional de Nova Iorque (New York Air National Guard).

Segundo o Comandante da BACG e Diretor do Exercício, Brigadeiro do Ar Eric Breviglieri, o EXCON Tápio 2023 é um marco na agenda de treinamento da Força Aérea, uma vez que busca também o amadurecimento e desenvolvimento de táticas conjuntas em um ambiente dinâmico, com grande quantidade de elementos no solo e simulação de movimentação de efetivo de Forças Oponentes.

“O EXCON Tápio promove o entendimento mútuo, a confiança e a interoperabilidade entre os participantes, convergindo esforços para o incremento da capacidade das Forças Armadas Brasileiras”, relata o Oficial-General.

Neste ano, a atividade reúne cerca de 700 militares, 13 Esquadrões, 26 Unidades Operacionais, 16 Organizações Militares inter-relacionadas e mais de 25 aeronaves, incluindo caças A-29 Super Tucano e A1-M, Helicópteros H-60 Black Hawk e H-36 Caracal e o avião-radar E-99, que irão atuar nas missões que abrangem Reconhecimento Aeroespacial, Infiltração Aérea, Busca e Salvamento em Combate, NVG (Óculos de Visão Noturna), Apoio Aéreo Aproximado, Lançamento de Paraquedistas e Cargas e Evacuação Aeromédica.

“Por se tratar de um cenário de treinamento, o Exercício Conjunto desempenha um papel crucial. Suas atividades planejadas não apenas preenchem uma lacuna de treinamento em ambientes de conflito, mas também têm o potencial de elevar substancialmente as capacidades de atuação das Forças Armadas. Ao proporcionar simulações realistas e desafios complexos, o exercício não só aprimora as habilidades individuais e coletivas dos participantes, mas também fomenta a colaboração interdisciplinar e a adaptação estratégica. Ressalta-se que essa iniciativa não só aprimora a prontidão operacional, mas também fortalece a capacidade de resposta em contextos desafiadores”, explica o Major Aviador Raphael Lopes Rosa, um dos coordenadores do EXCON.

Ainda, o EXCON Tápio se destaca pela tecnologia avançada empregada nas operações aéreas, pelas aeronaves modernas e pelos equipamentos de última geração, que são essenciais para garantir que a FAB possa responder de maneira eficaz e ágil a desafios complexos e emergências.

Mobilização

Outro fator que merece destaque diz respeito à mobilização da equipe responsável pela missão. A bordo do KC-30 - a mais nova aeronave de transporte da FAB, atualmente operada pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/ 2º GT - Esquadrão Corsário) e considerada a maior da história da Força Aérea – todos os militares envolvidos puderam se deslocar até Campo Grande em um curto espaço de tempo.

De acordo com o piloto do Esquadrão, Major Rafael de Oliveira Bertholdo o uso da aeronave para a mobilização desta missão foi essencial. “Com o KC-30 pudemos facilitar as operações aéreas, uma vez que ele possui grande capacidade de transporte logístico, o que amplia a nossa flexibilidade tática e estratégica, garantindo que possamos cumprir missões vitais com eficiência e alcance. Assim, para essa a referida mobilização, foram transportados mais de 400 passageiros e 7 toneladas de carga”, acrescenta.

Primeiras Atividades

O início do treinamento também conta com um pacote de instruções teóricas, essenciais para subsidiar a perspectiva que cada militar vai ter sobre o papel que deve desempenhar no exercício como um todo.

No primeiro dia de operação, foi realizada uma apresentação ministrada pelo Coronel do Exército Brasileiro Alessandro Vissacro, com o objetivo de inserir cada tarefa que todos os militares irão planejar e executar em um contexto macro, buscando coerência lógica, militar e estratégica.

“Particularmente considero um privilégio ter acesso a esse público, que tem um papel relevante para o futuro da Força Aérea. A receptividade e a compreensão da palestra foram extremamente positivas e me deu a impressão de estar jogando uma semente em solo fértil”, disse o palestrante.

Clique aqui e assista ao vídeo da matéria.

Fotos: Sargento Müller Marin/ CECOMSAER

Vídeo: Sargento André Souza/ CECOMSAER